Sinais na pele, nós os chamamos de “Nevos”

Todo mundo tem “nevos”, cerca de 40 ou mais cada pessoa, embora nunca percamos tempo contando-os. Muitas pessoas consideram o nevo como um pequeno nódulo marrom na face, às vezes contendo um único pêlo. Mas os nevos tem diversas aparências.

Através da história, um nevo localizado estrategicamente na bochecha de uma mulher, era considerado “charme”. Muitos chamavam de “marca de beleza”.

Em contraste, muitos nevos são indesejáveis. Nevos podem ser relativamente grandes, em locais proeminentes, elevados sobre a pele, ou contendo muitos pêlos.

Diferentes Tipos de nevos

Os nevos podem aparecer em qualquer parte da pele, isolados ouem grupos. Hágrupos de vários tamanhos e formas e normalmente tem uma tonalidade marrom. Esta cor é causada pela presença de células especiais que contém um pigmento chamado melanina. Os nevos são geneticamente definidos provavelmente antes da pessoa nascer. A maioria aparecem nos primeiros 20 anos de vida.

Os nevos tem um desenvolvimento comum entre si. Cada nevo, entretanto, tem seu potencial de crescimento próprio. Inicialmente, os nevos são planos, de cor marrom ou preta, como uma sarda. Com o tempo, eles aumentam de tamanho e alguns desenvolvem pêlos, eles se modificam lentamente; alguns ficam mais elevados e claros. Finalmente, a maioria dos nevos lentamente desaparecem, parece que “murcham”; em outros casos eles se tornam tão elevados na pele que forma uma “haste” e eventualmente caem ou são involuntariamente arrancados.

Este é o ciclo de vida típico de um nevo comum; entretanto, muitos nevos não seguem este padrão. Estas alterações acontecem lentamente e demoram cerca de 50 anos.

Algumas vezes os nevos ficam escuros. Isto acontece quando são expostos ao sol ou durante a terapia com medicamentos esteróides. Durante a puberdade e a gestação, os nevos tendem a aumentar e escurecer-se; também, novos nevos podem aparecer.

Estudos recentes mostram que certos nevos tem uma alta capacidade de se tornarem cancerosos. nevos que aparecem logo ao nascimento (cerca de 1 em cada 100 bebês) podem cair neste grupo. Este tipo de nevos (denominado congênito) quando tem um diâmetro maior que20 centímetrostem um risco maior.

Também a presença de um tipo especial de nevo, denominado displásico, pode ser um sinal de alerta para o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Estes nevos são normalmente maiores que a média e mais irregulares em sua forma. Tendem a ter uma cor irregular com um centro marrom e as bordas claras. Um grande número de brasileiros tem estes nevos e podem ocorrer em certas famílias. As pessoas com este tipo de nevos tem uma grande chance de desenvolver câncer de pele comparativamente a outras pessoas. Estes indivíduos devem ser examinados para detectar sinais precoces do câncer de pele.

O aumento da exposição solar é conhecida como um fator que aumenta a incidência de câncerem nevos. Entretanto, nevos planos nas palmas das mãos, solas dos pés e área genital não são tão perigosos como se pensava. Estudos mostraram que uma grande percentagem de pessoas nos 20 anos tem pelo menos um nevos plano nestas áreas. Malignização é rara nestes e noutros nevos.

É importante relembrar que os nevos podem ser de varios aspectos. Podem ser da cor da pele ao róseo, de claro ao marrom, ou mesmo azul-escuro. Pode ser redondo ou oval, ou a sua forma pode ser irregular. Pode ser raso ou elevado, grande ou pequeno, com ou sem pêlos, mosqueado ou eventualmente colorido. Entretanto se a aparência de um nevos assusta você ou se ele modifica rapidamente, você deve consultar seu médico. Nevos que exibem uma tonalidade avermelhada, azulada ou contém áreas escuras tem uma grande chance de malignidade.

 

Outras Manchas Pigmentadas da Pele

Se você olhar detalhadamente sua pele você verá algumas áreas mais escuras que não são nevos. Sardas são comuns. Diferente dos nevos, elas raramente ficam maiores que uma ervilha, embora possam unir-se umas às outras. Sardas são acentuadas pela exposição solar e podem desaparecer completamente no inverno. Enquanto os nevos podem aparecer em qualquer lugar da pele, as sardas são usualmente limitadas às áreas expostas ao sol como a face, pescoço, e tronco superior. Pessoas loiras ou ruivas apresentam sardas mais facilmente.

Após a pessoa atingir a meia-idade, ela ou ele podem apresentar outras áreas pigmentadas que não são nevos. Por exemplo, lesões como verrugas, marrons, que aparecem na face ou no tronco, parecendo que foram “colados” na pele provavelmente serão ceratoses seborreicas. Também, muitas manchas podem aparecer nos punhos, dorso das mãos, antebraços e face; menores que uma moeda, marrom-acinzentado: são os lêntigos.

 

Tratamento dos nevos

Os únicos nódulos ou manchas que merecem atenção médica são aqueles que estão em algum sentido fora do normal, aqueles que estão agindo diferente dos outros do corpo. Isto inclui qualquer mancha que repentinamente muda de cor, de tamanho, de forma, que apresenta sangramento, coça, dói ou que aparece após a adolescência. Outro merecem atenção por motivos sociais, cosméticos ou estéticos.

A grande maioria dos nevos e outras manchas são benignas. Eles nunca ameaçarão a saúde de alguém. Assim, é adequado que a pessoa consulte seu médico se notar que um nevo não segue o padrão normal. Uma biópsia poderá esclarecer sua natureza com precisão confiável. Todo o nevos ou parte dele poderá ser removido e partes extremamente finas são examinadas ao microscópio. É um procedimento simples e inócuo e eventualmente se a lesão em questão é um câncer, sua remoção não faz com que o câncer se espalhe. Se foi removido parcialmente e o estudo microscópico revelou ser maligno, o restante deverá ser inteiramente removido pelo método apropriado.

 

A Remoção dos nevos

Um paciente pode solicitar a remoção de alguns nevos unicamente se eles incomodam ou são esteticamente feios. Os métodos mais comuns de remoção são a cirurgia a laser, o desgaste (shaving) ou a excisão com sutura direta.

Os procedimentos cirúrgicos utilizados para remover os nevos são de curta duração e podem ser realizados ambulatorialmente (sem internação), com anestesia local. Normalmente, um nevo não retorna mais depois que foi removido. Se reaparecer, o paciente deve procurar seu médico.

Muitas pessoas ficam preocupadas se é perigoso barbear-se ou depilar-se o local onde existe um nevo. Estudos científicos não mostram que a irritação causada pelo barbear-se faz com que o nevo fique maligno. Embora as pessoas prefiram que sejam removidos os nevos que estão na área da barba pois eles incomodam, ninguém precisa ter medo de que barbear-se sobre o nevo possa ser perigoso. Eles são removidos para facilitar o escanhoar para o resto da vida.

Alguns nevos contém pêlos, o que pode ser considerado esteticamente indesejável. Os cabelos podem ser cortados bem rentes ou serem removidos permanentemente por uma pequena cirurgia.

Outro método para fazer com que um nevo seja menos aparente é usa maquiagem. Há cosméticos especialmente fabricados para disfarçar manchas que são mais eficientes que os cosméticos comuns. A maquiagem é aplicada ao nevo e espalhada além da sua borda.

 

Conclusão

Muitos nevos causam nenhum ou poucos problemas. Mas, ocasionalmente um nevo desperta nosso interesse pois é feio, indesejável ou apresenta alguma modificação. Se você vê algum sinal de mudança ou deseja que algum nevo seja removido por razões estéticas, consulte seu médico.


Estamos aqui para responder às suas dúvidas. Pergunte-nos o que quiser.
WeCreativez WhatsApp Support
Santa Maria/RS
Atendimento Santa Maria
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cruz Alta/RS
Atendimento Cruz Alta
Acessível