Veja como corrigir as orelhas de abano

Veja como corrigir orelhas de abano

O recomendado pelos especialistas é que a otoplastia seja realizada o quanto antes para impedir que a criança seja alvo de zombarias e acarrete problemas psicológicos. Mas a verdade é que não tem idade para operar. Saiba mais sobre a otoplastia e veja como resolver o seu problema.

1 – O que é a otoplastia?
Esse é o nome técnico da cirurgia da orelha. Serve para corrigir diversas alterações anatômicas das orelhas, melhorar a forma e diminuir sua proeminência, colocando-as em uma posição mais harmônica em relação às proporções faciais.

2 – Qual é a indicação da técnica?
A otoplastia é realizada se a orelha não está nos padrões costumeiros ou é mal formada. Isso significa orelhas de abano, ou seja, muito projetadas e abertas, e também aquelas que não têm as curvas internas. Essas deformidades podem ser genéticas, devido a algum tumor ou acidente. A indicação da cirurgia está intimamente ligada à baixa auto-estima.

3 – Qual é a contra-indicação?
Contra indicado se a pessoa apresentar algum problema que impeça a cirurgia ou a anestesia.

4 – Quais são os procedimentos pré-operatórios?
É necessário fazer os exames de rotina.. Durante a consulta, o médico irá perguntar (e você deve responder com sinceridade absoluta para sua segurança) sobre o uso de medicamentos, drogas, cigarro e bebida alcoólica.

5 – Como é realizada a cirurgia?
Sob anestesia local ou geral, é feita uma incisão atrás da orelha (no sulco entre ela e a cabeça). Em seguida, é feito o descolamento e rotação da concha auricular, fixando-a por pontos mais próximos da cabeça. É utilizado um fio absorvível, que dispensa a retirada dos pontos no pós-operatório. A cirurgia dura em torno de uma hora e meia para os dois lados.

6 – Como é o pós-operatório?
O cirurgião prescreve analgésicos e antibióticos nos primeiros dias.A higiene é realizada normalmente pode-se lavar os cabelos. O paciente precisa manter as orelhas secas e tomar cuidado com traumas locais no primeiro mês. O curativo nada mais é do que uma faixa (pode-se substituir por lenços e faixas de cabelo para deixar o visual mais moderno e disfarçar a cirurgia), que deve ser usada durante um mês para manter a orelha na posição desejada. A cicatriz fica protegida com curativos pequenos. O retorno às atividades se dá após cinco dias da cirurgia.

7 – Como manter o resultado?
Após o primeiro mês, poucos cuidados são necessários. Entre eles, ficar atenta a traumas locais e evitar sol. O acompanhamento médico deve ser durante três meses para que o cirurgião possa avaliar o processo de cicatrização.

8 – Em quanto tempo é possível notar o resultado?
Ao terminar a operação, a paciente se olha no espelho e percebe a correção obtida, mesmo com o inchaço.  Após seis semanas, o resultado será definitivo.

9 – Há necessidade de refazer a cirurgia?
O resultado é definitivo na maioria dos casos. É importante deixar claro que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e com orelhas normais, não apresentam simetria absoluta. Entretanto, as estatísticas mostram que pode haver recidiva do abano (parcial, geralmente) em 5% dos casos. As recidivas são mais comuns nos adultos e nas pessoas com a cartilagem inelástica (mais dura). Nestes casos, pode ser necessária uma segunda intervenção.


Estamos aqui para responder às suas dúvidas. Pergunte-nos o que quiser.
WeCreativez WhatsApp Support
Santa Maria/RS
Atendimento Santa Maria
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cruz Alta/RS
Atendimento Cruz Alta
Acessível