Lipoaspiração: eliminando gorduras localizadas

A cirurgia de lipoaspiração foi criada pel francês Yves Illous em 1979. Em 1980 chegou ao Brasil, que foi o primeiro país a utilizá-la depois da França. Nos Estado Unidos chegou em 1981 pelas mãos do Cirurgião Plástico Norman Hugo. Conta-se que Hugo tinha uma grande papada. O norte-americano participou de um congresso na Europa durante o qual Ives Illous aspirou sua papada. Na volta para os Estados Unidos, o novo perfil de Norman Hugo causou “frisson” entre os colegas que disseminaram o uso da cirurgia.

Ao contrário do que muita gente pensa, lipoaspiração não é um método de emagrecimento, serve para retirar gordura localizada e ajustar o contorno do corpo. Para emagrecer, não há outro jeito: a pessoa deve fazer dietas e exercícios físicos.

Foram realizadas no Brasil cerca de 45 mil cirurgias de lipoaspiração no ano passado, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ela está sendo muito realizada como “acessório” de outras operações. Por exemplo: uma pessoa opera mama e aproveita para fazer uma lipo no abdome.

A técnica é muito simples e pode ser feita com anestesia local em alguns casos. Através de um aparelho especial denominado lipoaspirador e com cânulas finas, faz-se um pequeno orifício na pele através do qual a gordura é aspirada lentamente. Dependendo da extensão da região a ser tratada, a cirurgia demora de 40 a 90 minutos e não restam cicatrizes. A lipoaspiração chamada “superficial” , realizada imediatamente abaixo da espessura da pele, melhora  a celulite se exitir no local, pois rompemos as fibras que causam as irregularidades na pele.

A recuperação é pouco dolorosa. Recomendamos repouso por 2 a 3 dias e a (o) paciente usa uma malha compressiva no local por algumas semanas. Massagens (drenagem linfática) é iniciada em 10 dias. Das cirurgias plásticas, a lipoaspiração é aquela que permite ao paciente retornar as atividades mais precocemente, evitando esforços físicos.

As equimoses (rouxidão) no local são consequencias naturais e esperadas de uma “lipo”, geralmente desaparecem em 10 a 12 dias. Todo o local aspirado permanece inchado por cerca de 4 meses.

Depois de aspirada, a gordura não volta. Mas precisa de acompanhamento e dieta. A lipo não provoca flacidez de pele. Em pacientes jovens pode-se retirar mais gordura  do que em pacientes mais velhas.

Podemos aspirar até 5% do peso do corpo ou cerca de 4 a 5 litros de gordura. As áreas mais comuns lipoaspiradas são a papada, os culotes, o abdome, a lateral dos seios, os “pneus” e a parte interna das coxas.

Atualmente utilizamos a vibro-lipoaspiração, que é uma técnica mais moderna na qual conseguimos remover maior quantidade. Também realizamos a lipo light com anestesia local e a lipo-enxertia para correção de sulcos e depressões.

A lipoaspiração, como outra cirugia qualquer, necessita uma avaliação completa, através de exames pré-operatórios adequados para cada paciente. Checamos os hábitos, doenças prévias, alergias, coagulação do sangue, função renal, presença de anemia, diabetes, etc.

A lipoaspiração, aplicada adequadamente, é uma técnica de grande valia para o tratamento da gordura localizada e aperfeiçoamento do contorno corporal

 

Dr. Marcos Ardenghy – Cirrugiào Plástico


Estamos aqui para responder às suas dúvidas. Pergunte-nos o que quiser.
WeCreativez WhatsApp Support
Santa Maria/RS
Atendimento Santa Maria
Acessível
WeCreativez WhatsApp Support
Cruz Alta/RS
Atendimento Cruz Alta
Acessível