Antes uma exclusividade feminina, as cirurgias plásticas estéticas são cada vez mais procuradas por homens que querem corrigir uma coisinha aqui, outra ali. Essa procura nada mais é do que reflexo da vaidade crescente dos homens brasileiros. O homem não procura apenas a cirurgia plástica para se cuidar. Ele tem ido ao salão de beleza cuidar das unhas.
O número de pacientes homens atendidos por ele cresceu cerca de 10% nos últimos dois anos. Os procedimentos cirúrgicos vão de simples correções de orelha de abano à ginecomastia (redução de mamas masculinas).
Entre as plásticas procuradas pela ala masculina, as campeãs são as lipoaspirações, na Clinica fazemos a técnica mais moderna, a vibrolipo, o transplante de cabelo e a cirurgia de pálpebra. Além de ser a mais simples, a cirurgia de pálpebra deixa menos cicatriz. E o homem tem mais medo em mostrar que fez plástica do que a mulher
Diferente das mulheres, o homem que busca uma cirurgia plástica hoje vai a uma clínica médica pela primeira vez. Pouco provável que o homem na faixa dos 30, 50 anos já tenha feito algum tipo de cirurgia plástica antes. Como o preconceito era maior, a procura por esse tipo de procedimento estético era quase nula. Ele também tem mais medos do que as mulheres. Com o limiar de dor mais baixo, ele acaba sentindo mais dores no pós-operatório.
A procura pela plástica masculina segue uma quase regra. De acordo com a faixa etária, a incidência de um procedimento específico é evidente, garantem os especialistas:
- 20 anos: ginecomastia, plástica no nariz e correção de orelhas de abano.
- 30 a 40 anos: lipoaspiração
- 40 a 50 anos: implantes capilares e ritidoplastia (plástica na face)
A Clinica Ardenghy tem um atendimento especial para os homens, com privacidade, utilizando as mais modernas técnicas.
Homens investem em Cirurgia Plástica nas pálpebras para rejuvenescer
Os cuidados com a beleza também fazem parte do universo masculino. Em 2009, foram realizadas cerca de 640 mil cirurgias plásticas no país, sendo as mulheres ainda responsáveis por 82% do total e os homens por 18%. A Blefaroplastia (cirurgia plástica para retirar o excesso de pele das pálpebras) é uma das preferidas pelos homens que buscam uma aparência mais jovem.
“O procedimento é simples: uma incisão em fuso é feita nas pálpebras superiores retirando o excesso de pele. Nas inferiores, a incisão é realizada junto aos cílios para abordar e retirar o excesso de bolsas palpebrais” explica Dr. Antonio Macedo, Cirurgião Plástico, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Coordenador de equipe da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Segundo o médico, a idade recomendada é acima dos 40 anos e desde que haja excesso de pele. “Mesmo sendo uma cirurgia relativamente simples, exames pré-operatórios são sempre necessários, assim como seguir alguns cuidados no pós-operatório.”
Durante o pós-operatório, o paciente deve ficar os quatro primeiros dias em repouso. Após esse período, já pode voltar ao trabalho desde que use óculos para proteger a área. As atividades físicas só são liberadas depois de 15 a 20 dias.
É importante o paciente ter ciência que, com os anos e mesmo após a cirurgia, as pálpebras podem voltar a cair. “Como continuamos envelhecendo é normal uma queda, mas a proporção será bem menor após a cirurgia”, afirma o Cirurgião Plástico Dr. Antonio Macedo. “Outro conselho importante é que o paciente busque sempre um cirurgião plástico credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para realizar o procedimento.”